RSS

Organização Inteligente da RO do SC/IPB

25 maio

        

Temos muito que aprender com igrejas presbiterianas ao derredor do mundo. A grande maioria delas não têm comissões de expediente funcionando durante o período da Reunião de sua Assembléia Geral (SC).

Comissões Permanentes funcionam durante o ano e enviam seus relatórios ao Secretário Executivo, relatórios estes que são levados diretamente ao plenário do Supremo Concílio  para votação final. Com isto ganha-se muito tempo nas reuniões gerais da igreja.

O sistema iCalvinus, fundamentado no Regimento Interno do SC/IPB, permite este procedimento.

O sistema democrático utilizado nas reuniões do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, especialmente no que se refere a eleições para os cargos da administração geral da igreja, ocupam um tempo desproporcional, impedindo que assuntos da maior importância para a vida de denominação sejam discutidos. Recebemos mais de seiscentas indicações através dos concílios da igreja para o preenchimento das duzentas e vinte vagas que compõem a administração geral. Estes nomes foram baixados a Comissões de Expediente e o relatório veio preenchendo as vagas existentes. Mesmo assim, o plenário do SC/IPB decidiu apresentar para cada uma das vagas quantidade inumerável de outros nomes. Vaga por vaga, nome por nome foram votados. Por irônico que seja 98% dos nomes apresentados pela Comissão de Expediente foram aprovados. O tempo gasto é simplesmente desproporcional, tendo em vista a quantidade de outros temas que precisam ser tratados pela nossa Assembléia Geral. Esta falta de proporção do uso do tempo merece ser revista e, em consenso, criar-se normas para que se mantenha o espírito democrático, contudo, com a organização que impõe uma reunião de tal magnitude.

O uso do tempo para as Representações Estrangeiras deve ser limitado, como fazem, praticamente, todas as denominações mundo a fora.

O sistema de votação das matérias precisa utilizar recursos eletrônicos, que hoje estão disponíveis e que estão sendo apresentados por autorização da Comissão Executiva do SC/IPB, para uso na próxima reunião de 2014.

Participe desta discussão e apresente sugestões criativas para o funcionamento mais inteligente de nossas reuniões.

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 25 maio, 2012 em Sem categoria

 

3 Respostas para “Organização Inteligente da RO do SC/IPB

  1. Anônimo

    7 junho, 2012 at 1:23 am

    Penso também que deveríamos ter reuniões do SC que tivessem ambiente para discussões dos grandes temas que afetam a vida da igreja. Creio que as observações acima devem ser levadas em conta.

     
  2. fabioegislene@hotmail.com

    1 outubro, 2012 at 6:54 pm

    Rev. Ludgero,

    Sua atuação na SE-SC-IPB é inovadora e muito competente!
    Sugiro que a SE-SC treine os secretários do sínodos e presbiterios a fim de padronizarmos nossas reuniões conciliares.

    Forte abraço,

    Rev. Fábio Bezerra
    SE do Sínodo de Brasília – SBS

     
  3. veronilton Paz

    13 novembro, 2012 at 3:08 pm

    Gsotaria de parabenizar esta secretaria pela ORGANIZAÇÃO, o evento em Monteiro-PB foi uma benção, sou presbítero em Monteiro e no Workshop da SE participei e sai mais preparado, parabéns ao Rev. Ludgero.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: